domingo, 5 de maio de 2013

Osso Esterno

    Aproveitando aquela pérola da confusão de ''Osso Externo'' com ''Osso Esterno'' na publicação anterior, vamos responder a pergunta que foi feita pelo professor:

Onde se localiza o osso esterno?

Vista anterior do esterno
    O esterno é um osso humano chato, localizado na parte anterior do tórax. Ele é composto por três partes: o manúbrio, o corpo e a apófise xifoide, ou o processo xifoide.

O esterno serve para sustentação das costelas e da clavícula, formando a caixa torácica onde ficam protegidos os pulmões, coração e os grandes vasos (aorta, veia cava, artérias e veias pulmonares). As sete primeiras costelas, também chamadas de costelas verdadeiras, se unem ao esterno, as três seguintes, conhecidas como costelas falsas, se juntam para depois se unirem ao esterno, e as duas últimas costelas, chamadas de flutuantes, não se unem ao esterno. As costelas na parte posterior do tórax se prendem as vértebras torácicas. O esterno, bem como toda a caixa torácica e a musculatura, tem papel fundamental no processo respiratório, através dos movimentos de inspiração e expiração.

O esterno tem superiormente as incisuras claviculares; onde
articula com as clavículas  e a incisura jugular,e nas bordas laterais incisuras costais, onde estão fixados as cartilagens costais. É formado superiormente pelo manúbrio  ao centro tem se o corpo do esterno e inferiormente o processo xifoide, onde se liga o diafragma dentre outros músculos importantes.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário