quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pílula do dia seguinte

  
Seguiremos nessa publicação com dúvidas recorrentes em relação à pílula do dia seguinte, respondidas por José Mendes Aldrighi em entrevista com Drauzio Varella. 

O que é a pílula do dia seguinte ou pílula pós-coital?
  A jovem que manteve relação num momento inoportuno, ou teve a infelicidade de o preservativo ter-se rompido – o que não é tão infrequente assim – ou, ainda, aquela que foi vitima de estupro podem valer-se dessa pílula para afastar o risco de gravidez indesejada.
  Na verdade, a pílula pós-coital contribui para evitar agressões ao organismo que as mulheres cometiam, quando supunham estar grávidas. Por exemplo, ao se darem conta do ocorrido, aquelas que tinham mantido relação sexual próxima do período ovulatório faziam as maiores acrobacias para adiantar a chegada da menstruação. Para tanto, recorriam a drogas abortivas com efeitos colaterais danosos para sua saúde ou introduziam instrumentos dentro do útero, que podiam provocar danos gravíssimos ao organismo.

A pílula pode produzir efeitos colaterais desagradáveis? 
  A alta dosagem de hormônio pode provocar um pouco de náuseas. Por isso, recomenda-se que os comprimidos sejam tomados depois de uma refeição mais reforçada. É interessante observar, também, que a intolerância gástrica diminui quando a medicação é ingerida com líquidos gelados.

Qual é a recomendação que você deixa para as garotas que estão prestes a iniciar a vida sexual? 
  Atualmente, a recomendação é que as jovens procurem um ginecologista antes de iniciar a atividade sexual. Entre outras coisas, elas precisam ser informadas a respeito da importância da dupla proteção , isto é, do uso da camisinha associado a outro método contraceptivo, escolhido de acordo com suas características orgânicas e o seu modo de ser.
  Muitos hesitam em procurar o ginecologista que atende a sua mãe. Esse temor não tem fundamento, uma vez que a função do médico é ser seu amigo, ouvir suas dúvidas, mostrar-lhe as opções de anticoncepcionais à disposição. De forma alguma, ele poderá trair a confiança nele depositada.